SUSTENTABILIDADE

O MUNDO É SEU PARA EXPLORAR. A NATUREZA MERECE O NOSSO RESPEITO.

xterra-sust
bike2

Sabemos que a transformação nasce de pequenas atitudes, que podemos e devemos inspirar mudanças de comportamento por um mundo mais consciente. Junto ao esforço coletivo de colaboradores, fornecedores, e pessoas que acreditam em nossos ideais, trabalhamos para construir, a cada decisão, um futuro mais saudável para a comunidade e para o planeta. A nossa essência está nas escolhas responsáveis, que gera impacto positivo e conectam pessoas, meio ambiente e esporte. Nossa conexão com a natureza vai muito além do simples uso, acreditamos que temos responsabilidades sociais e iniciativas socioambientais, que a prática esportiva envolve cuidar dos lugares e das comunidades que passamos, para que as futuras gerações também possam usufruir do nosso planeta.

 

O XTERRA não existe sem a natureza, assim como não há sustentabilidade sem um esforço coletivo.

ESG

O ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

ESG é uma sigla em inglês que reúne os três pilares desse movimento:

  • Environmental (Meio ambiente);
  • Social;
  • Governance (Governança).

Esses três pilares são utilizados como critérios para entender se uma empresa possui sustentabilidade empresarial, ampliando a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras

Ou seja, busca-se mensurar se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, capazes (e engajados) de gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.

Desse modo, a incorporação do ESG à estratégia e modelo de negócios das organizações reitera a máxima de que que propósito e lucro são indissociáveis.

Trata-se de validar que uma empresa tenha consciência sobre o seu papel enquanto empregadora e agente social. O ESG serve como um balizador para atestar que a organização possui a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio dos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento.

Diz muito sobre o quanto a empresa está comprometida em relação a uma agenda mundial, de extrema relevância em governança corporativa. Está relacionada a uma empresa que está conectada às principais tendências e desafios globais da sociedade, que sabe o que é o certo a se fazer. É um compromisso.

AÇÕES SOCIAIS

Na nossa visão, as marcas vencedoras serão aquelas cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocadas em primeiro plano.

+ de 300 staffs locais contratados por etapa

Treinamento e capacitação para trabalhar em evento esportivo

+ de 80km de trilhas limpas por etapa

Aumento na mão de obra dos serviços locais de turismo, hotelaria e serviços indiretos (restaurantes, hotel, padaria… etc)

+ de 300 crianças locais participam da corrida infantil

+ de 50 tipos de serviços contratados de empresas locais