Pela primeira vez em 25 anos, a XTERRA tem o prazer de anunciar que o evento anual do Campeonato Mundial se deslocará das praias cintilantes do Havaí para os icônicos picos e lagos de Trentino, na Itália. Um movimento que significa o início de uma nova era para uma crescente comunidade XTERRA.

Pela primeira vez em 25 anos, a XTERRA tem o prazer de anunciar que o evento anual do Campeonato Mundial se deslocará das praias cintilantes do Havaí para os icônicos picos e lagos de Trentino, na Itália. Um movimento que significa o início de uma nova era para uma crescente comunidade XTERRA.

Observando a orgulhosa história do evento, Michele Viola, Presidente do APT Dolomiti Paganella, comentou: “É uma grande honra para o nosso destino poder receber o Campeonato Mundial XTERRA. Do Oceano Pacífico que banha a ilha de Maui, às águas cristalinas do Lago Molveno em que se refletem os picos das Dolomitas de Brenta, a passagem de depoimentos é um momento extraordinário e nos cobra responsabilidade.

No entanto, estamos convencidos de que, graças à tenacidade e hospitalidade da nossa comunidade, à experiência adquirida ao longo dos anos na organização de eventos desportivos internacionais e à extraordinária beleza do nosso território, estaremos prontos para assumir este novo e fascinante desafio.”

E com o local já testado e testado no ano passado em um vibrante XTERRA Trentino inaugural, que dobrou como o Campeonato Europeu de Triatlo Cross 2021 (agora movido para Prachatice, República Tcheca), não há dúvida de que Trentino entregará um dos Campeonatos Mundiais mais emocionantes no entanto, como os melhores dos melhores, enfrentam-se em um curso que é tão emocionante quanto desafiador.

Uma nova era para o Campeonato Mundial XTERRA

A partir de 2022, o XTERRA World Championship passará para um novo e igualmente atraente destino a cada 2 ou 3 anos, permitindo que vários países criem um legado eterno e ajudem a construir uma comunidade XTERRA maior e mais diversificada, ligada por uma paixão pela aventura ao ar livre.

Falando sobre a decisão, J-D Cousens, vice-presidente de operações e marketing da XTERRA, explicou:

“Quando a pandemia de coronavírus dificultou as viagens internacionais, nos deu a chance de refletir sobre a marca XTERRA e considerar a maneira mais responsável de seguir em frente. Depois de considerar muitos aspectos importantes, particularmente nossa pegada de carbono e acessibilidade dos atletas, fazia sentido afastar o XTERRA World Championship de Maui por enquanto. Também temos uma comunidade muito grande na Europa e queremos retribuir a todos que nos apoiaram ao longo dos anos, tornando-a mais acessível e acessível para os atletas e suas famílias”.

“Maui will always be our birthplace, and we will be back, it’s in our DNA. So it’s certainly not goodbye, it’s see you next time. We cannot thank our Maui hosts, partners, crew, and athletes enough for the support they’ve shown us throughout the years, it’s been invaluable. The memories that have been created will last forever and we are looking forward to when we meet again.”

He added, “The XTERRA World Championship is the pinnacle of the racing calendar and will continue to grow through 2022 and beyond. We aim to take the XTERRA World Championship to all continents on a rotational basis, allowing our wonderful sport to reach new shores and inspire new warriors to join our global community, while offering different challenges for our World Championship athletes.”

O Campeonato Mundial XTERRA 2022 – Trentino, Itália

O XTERRA World Championships acontecerá em Molveno de 1 a 2 de outubro de 2022, onde os melhores triatletas off-road profissionais e amadores do mundo se enfrentarão em um palco global para ganhar o cobiçado título de XTERRA World Champion.

Enfatizando o impacto do evento, Maurizio Rossini, CEO da Trentino Marketing, observou: “A cobertura da mídia do evento levará as imagens deste destino para mais de 170 países ao redor do mundo através de mais de 90 emissoras, confirmando a característica do Trentino de ser uma verdadeira academia ao ar livre, pronta para receber os amantes de resistência ao ar livre de todo o mundo.”

Mais detalhes sobre o evento ainda estão por vir, mas para detalhes completos sobre como se qualificar, clique aqui. As inscrições serão abertas em março.

Observe que todos os atletas que se classificaram para o Campeonato Mundial de 2022, ou tiveram adiamentos/rollovers, poderão se inscrever no Trentino 2022 por meio do processo de inscrição regular. Os atletas que já se inscreveram para o Campeonato Mundial de 2022 receberam um e-mail descrevendo os próximos passos.

O evento marcará um marco importante na jornada XTERRA e encorajamos todos os corredores, pilotos e aventureiros de todas as formas e formas a se juntarem a nós em Trentino para este campeonato histórico.