Quando se trata de comprar uma Mountain Bike, pode ser muito confuso, e há vários fatores diferentes a serem levados em consideração. Para ajudar a simplificar as coisas, o atleta profissional do XTERRA, Will Kelsay, resumiu a apenas quatro pontos para escolher uma mountain bike – suspensão, tamanho da roda, preço e relações de transmissão.

Suspensão

As mountain bike’s estão disponíveis com suspensão total ou hardtail. As bicicletas de suspensão total têm suspensão na frente e na traseira, enquanto as bicicletas hardtail só têm suspensão na frente.

As bicicletas de suspensão total são ótimas para tornar seu passeio um pouco mais suave sobre rochas, raízes e solavancos. No entanto, eles são mais caros e um pouco mais pesados, a menos que você compre uma bicicleta de suspensão total leve e de ponta.

As bicicletas hardtail têm um garfo de suspensão na frente, assim como uma bicicleta de suspensão total, mas não têm suspensão na parte traseira. Essas bicicletas são mais leves e mais baratas, mas também proporcionam um passeio mais difícil.

Tamanho da roda

Os diâmetros das rodas de mountain bike vêm em dois tamanhos: 29 e 27,5.

Uma roda de 29 polegadas de diâmetro é maior e vai rolar mais facilmente, mas é mais pesada, então não acelera tão rápido.

A roda 27.5 é menor e mais leve, por isso é mais ágil, mas não rola tão bem sobre objetos grandes.

O preço

Quando se trata de preço, existem três níveis: nível básico (US $ 500 – US $ 1.000), nível médio (US $ 1.000 – US $ 3.000) e alto nível (US $ 3.000 +). À medida que você passa do nível básico para o nível médio e o nível alto, o desempenho, a frenagem e a troca de marchas melhoram quanto mais você gasta.

Quando você olha para bicicletas de suspensão total e hardtail na mesma faixa de preço, você vai acabar ganhando um pouco mais de dinheiro com a hardtail porque as peças da bicicleta serão melhores. Considerando que, com uma suspensão total, você pagará mais pela suspensão do que por todas as peças da bicicleta.

Não importa sua faixa de preço, uma boa maneira de ficar confortável na bicicleta é adicionar um conta-gotas, que deixa o selim cair e oferece segurança ao descer ladeiras ou sobre objetos grandes.

Relação de marchas

As relações de transmissão referem-se ao número de coroas na bicicleta. Existem duas opções: 1x ou 2x, ou seja, uma coroa ou duas coroas. Um 1x é mais leve e fácil de manter, mas não tem tantas opções de equipamentos. Um 2x oferece muitas opções de equipamentos, mas é um pouco mais pesado e requer mais manutenção.