A importância do sono na recuperação de um corredor

Que o sono de qualidade é muito importante para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes todos sabemos. O que talvez muitos desconheçam é a importância para o adulto e principalmente ao atleta. É durante uma das fases do sono que o hormônio do crescimento é liberado. No adulto ele serve para reparação das partes desgastadas (ou lesionadas) e promover a sensação de descanso.

 

Por isso que dormir bem no período de treino pesado ou na semana antes de grandes provas é fundamental para estar bem recuperado e com a sensação de estar descansado. A importância do sono tem sido cada vez mais evidenciada pela ciência e um estudo de Milewski,  em 2014, mostrou que atletas jovens que dormiam menos de 8 horas por dia tinham 70% mais chances de sofrer uma lesão.

 

Obviamente existem várias outras variáveis nos motivos de lesões. Pessoalmente acho que mais importante que a quantidade do sono é a qualidade deste. Muitas vezes, seis horas bem dormidas podem valer mais que nove horas de sono descontínuo. Quanto mais o atleta espera do seu corpo mais ele deve estar atento à qualidade do sono.

 

Independentemente disto tudo, é inegável a importância de uma boa noite de sono na recuperação de qualquer um, atleta ou não.

 

Sobre o Correr Sem Lesão

Esse artigo é um oferecimento do curso online Correr Sem Lesão. Através do seu porta voz, Alexandre Rosa, a plataforma online foi feita para quem quer aprofundar o conhecimento e conduzir melhor seu treinamento de acordo com seu objetivo pessoal, como por exemplo: otimizar o fortalecimento, recuperação, escolher a melhor técnica de corrida tendo em vista suas características individuais. Saiba mais no site www.corrersemlesao.com.br/online

Acompanhe também o conteúdo exclusivo no Instagram e no canal do Youtube.

https://www.instagram.com/corrersemlesao