XTERRA Itaipava terá prova de seis horas de MTB em pista criada por Henrique Avancini

Percurso sofreu alterações para atender especificidades de uma competição longa; Evento acontece nos próximos dias 24 e 25 de agosto

 

O XTERRA Brazil Tour realiza sua sexta edição na temporada 2019 em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Nos próximos dias 24 e 25 de agosto, o inédito XTERRA Itaipava promete receber cerca de 2.000 atletas inscritos nas modalidades de duathlon (3,2km corrida + 20km bike + 6km corrida), trail run em três distâncias (5K, 10K e 21K), a corrida Kids para crianças de até 14 anos e a exclusiva e inovadora prova de mountain bike em formato de seis horas, a chamada MTB Cup X6, que terá sua versão mais light, de apenas três horas de duração, para atender ciclistas que ainda não se sentem preparados para um desafio completo. As inscrições estão disponíveis através do link http://twixar.me/Qr6n.

 

O X6 acontecerá somente na etapa de Itaipava e consiste em uma experiência de seis horas pedalando em um percurso de XCO nos padrões mundiais, podendo ser realizado individualmente, em duplas ou em quartetos. A prova acontecerá na pista criada pelo campeão mundial de mountain bike Henrique Avancini, no Sítio São José, no Vale do Cuiabá. Devido às especificidades de uma competição tão longa, o trajeto precisou sofrer algumas alterações, tornando-o assim mais propício para atletas amadores que buscam a diversão e muito tempo sobre a bike. Apesar do nível diminuído, ciclistas profissionais já estão garantidos e ansiosos pela disputa que acontecerá no domingo, 25 de agosto.

 

O experiente Edivando de Souza gostou da criação da modalidade MTB Cup X6. Foto: Pedro Brandão

 

“É um formato de competição que vem crescendo bastante pela integração que ela traz entre os competidores. Alguns atletas optam por correr solo e aí o desafio é muito maior, a preparação para esta prova solo é muito intensa. Em dupla ou quarteto gera mais diversão e expectativa entre os atletas. Um ciclista sai e os outros ficam ali torcendo, comentando, esperando o amigo chegar, enfim, será uma prova muito legal e vai beneficiar o público também, que poderá assistir o tempo todo por ser um circuito de XCO. Espero que o MTB Cup X6 fique de vez”, torce Edivando de Souza, embaixador XTERRA de MTB e campeão na temporada de 2015.

 

Com a novidade da prova de MTB, é natural que haja um grande interesse de mountain bikers pelo Brasil, porém as competições de trail run e duathlon também vão oferecer momentos marcantes pelos cenários incríveis de Itaipava. As montanhas, o frio aconchegante das colinas, as regiões vivas em cor verde e os estradões de terra são algumas das vantagens que os inscritos terão. São três distâncias de trail run visando atender todos os tipos de corredores, desde o amador que prefere caminhar em família e amigos (5K), passando pelo atleta de nível médio que já almeja ir além (10K), até o nível profissional ou bem treinado, que consegue concluir uma meia maratona (21K) sem dificuldades.

 

O XTERRA Itaipava é apresentado pelo SESI. As agências Travel Run e Pugliese Turismo, através de seus sites (www.travelrun.com.br e www.puglieseturismo.com.br), oferecem pacotes especiais de hospedagem para atletas e acompanhantes interessados em qualquer edição do XTERRA.