Correr sem Lesão: Dor muscular tardia

Tenho certeza que todos já experimentaram aquela sensação de dor no corpo após uma atividade física intensa. Esta é a chamada dor muscular tardia.

 

A DMT é a condição de dor e espasmos musculares que acontecem após uma atividade física extenuante. Os sintomas geralmente começam nas extremidades e vão se espalhando. Na maioria das vezes não sentimos os sintomas logo após a atividade, o pico de dor ocorre entre 24 e 48 horas após o exercício.

 

Entre as causas da DMT estão o acúmulo de ácido lático, espasmos musculares, microlesões no tecido conectivo e muscular, além de enzimas inflamatórias decorrentes do próprio exercício. Como a DMT pode afetar força, amplitude de movimento e padrão de recrutamento muscular, ela pode ser um fator de predisposição de lesões. Por isso, fazer atividades físicas vigorosas no período da dor pode ser perigoso. Os sintomas podem durar até cinco dias.

 

Existem várias maneiras de se acelerar o processo de recuperação: gelo, massagem, banhos, ventosas, porém o chamado descanso ativo, que é realizar atividades físicas leves é a melhor maneira de otimizar a recuperação. Falaremos mais sobre isto no nosso próximo artigo.

 

Sobre o Correr Sem Lesão

Esse artigo é um oferecimento do curso online Correr Sem Lesão. Através do seu porta voz, Alexandre Rosa, a plataforma online foi feita para quem quer aprofundar o conhecimento e conduzir melhor seu treinamento de acordo com seu objetivo pessoal, como por exemplo: otimizar o fortalecimento, recuperação, escolher a melhor técnica de corrida tendo em vista suas características individuais. Saiba mais no site www.corrersemlesao.com.br/online.

Acompanhe também o conteúdo exclusivo no Instagram e no canal do Youtube.

https://www.instagram.com/corrersemlesao/

https://www.youtube.com/corrersemlesao