XTERRA Praia do Forte atraiu 1.500 atletas ao litoral norte baiano

Felipe Moletta e Laura Mira foram os vencedores do triathlon; Mônica Afonso e Cleidivan Melo triunfaram na trail run 21K

  

No último final de semana, o litoral norte baiano recebeu, pelo segundo ano consecutivo, um dos maiores festivais de esportes off-road do mundo. XTERRA Praia do Forte foi a 4ª etapa do circuito XTERRA Brazil Tour 2019, que é apresentado pelo Sesi. Ao todo, foram dois dias de provas (sábado, 8 e domingo, 9) e cerca de 1500 atletas, entre amadores e profissionais; que participaram de modalidades como triathlon, aquathlon, trail runs (5K, 10Ke 21K), mountain bike, natação em alto mar e a corrida kids.

 

Felipe Moletta foi o campeão do triathlon na Bahia. Foto: Sandrinha Midlej

 

Os líderes do ranking de triathlon, principal modalidade do evento, ampliaram ainda mais suas pontuações rumo ao título anual. Laura Mira e Felipe Moletta não deram chances aos adversários e dominaram o trajeto do início ao fim, tanto na parte aquática, passando pela parte de bike, quanto pelo trecho final, de corrida. No MTB Cup Pro, a disputa na categoria feminina terminou com vitória de Ana Clara Pie. No masculino, deu José Bastião. Outro destaque do evento esse ano foi a trail run 21k, que consagrou Mônica Afonso e o alegre Cleidivan Melo, que conseguiram performances muito consistentes.

 

Ana Clara Pie foi a campeã do MTB Cup Pro. Foto: Sandrinha Midlej

 

“Além de colocar a Bahia mais uma vez no circuito dos esportes off-road, o evento aqueceu a economia regional, deixou hotéis com ocupação lá em cima, restaurantes, padarias e negócios locais com um aumento significativo nos lucros, durante todo o fim de semana e deixou ainda mais bela a vila da Praia do Forte”, disse Guiga Sampaio, diretor da Diva Entretenimento, realizadora local do evento. “O XTERRA chegou para ficar, virou um marco no calendário esportivo para a Bahia e, esse ano, voltou ainda mais forte. Montamos uma vila de convivência, com áreas coletivas, lojas. O evento esse ano contou também com patrocínio de empresas que começaram a apostar na Bahia”, conta Guiga.

 

A próxima edição do evento será o XTERRA Agulhas Negras, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de julho.