Correr sem lesão: meias compressivas – acessório útil ou adorno?

É cada vez mais frequente o uso de meias compressivas de várias cores, tamanhos, modelos e marcas diferentes em eventos de corrida. Mas quais os benefícios desta vestimenta? Ou será que é apenas um adereço utilizado por moda?

 

Hoje vamos trazer três benefícios básicos, os mais conhecidos:

 

1- PREVENÇÃO DE LESÕES – a compressão causada pela meia pode ajudar na eficácia da contração muscular, especialmente da panturrilha. Quanto mais volumosa a panturrilha, maior serão as oscilações que ela sofrerá durante a corrida. Oscilações que podem tracionar, tensionar o componente fascial e predispor a lesões. As meias irão conter esses movimentos. Pessoas com volume e trofismo normal da panturrilha não irão obter este benefício.

 

2- MELHORA DO DESEMPENHO – Com a eficácia muscular, teoricamente melhora-se o desempenho. Um estudo interessante foi o de Brophy-Willians (2016), que mostrou eficácia nos treinos de tiros com o uso da meia compressiva entre os tiros. Apesar de algumas pesquisas sobre a melhora do desempenho, as evidências são conflitivas, já que há também muitos trabalhos científicos que não comprovam tal eficácia.

 

3- RECUPERAÇÃO – De longe o efeito mais comprovado é a aceleração da recuperação. Dentre algumas revisões sistematizadas e ensaios clínicos, existe um muito interessante. Um estudo autraliano (S.A. Armstrong 2015) mostrou a recuperação mais rápida em corredores que usaram meias compressivas não somente em uma determinada maratona, mas também nas 48 horas pós prova.

 

Enfim, alguns dirão que é bobagem, só mais um adorno, outros defenderão com unhas e dentes a utilização das meias. Tire suas conclusões e se ainda não chegou à uma definição, saiba que também existem os motivos para o uso além da ciência, como proteger as pernas nas provas de trail run. Com exceção de algum tipo de alergia ao tecido, não existe contraindicação absoluta para as chamativas meias compressivas.

 

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