Correr Sem Lesão : O alongamento no esporte

Durante muito tempo, alongar fez parte da rotina de preparação da maioria dos esportes. Até mesmo em algumas atividades laborais esse hábito esteve sempre presente no dia a dia dos profissionais responsáveis pela saúde da empresa. Mas o quê e por quê mudou?

 

A ciência do esporte evoluiu muito nas últimas décadas. Vários instrumentos de mensuração do desempenho foram criados junto à sistematização dos parâmetros de treinamento. A mudança tornou possível que o devido crédito fosse dado às variáveis como força, flexibilidade, capacidade neuromotora, entre outros.

 

Nessa onda, surgiram vários estudos que mostraram o real papel do alongamento no desempenho no esporte, na prevenção de lesões e na postura. Houve muita polêmica e discussão até que um norte fosse encontrado.

 

Hoje podemos falar que não existe correlação entre alongamento e condição postural. Outros fatores mais importantes como ativação muscular e consciência corporal auxiliam mais na aquisição e manutenção da boa postura.

 

Alguns esportes demandam boa flexibilidade e amplitude de movimento. Em outros, como a corrida e o ciclismo, em que as amplitudes de movimento são mais restritas e há necessidade de transmissão rápida de força, o alongamento perde sua importância.

 

Especialmente falando de trail run e corrida de montanha, em que o corredor enfrenta terrenos irregulares e necessita de mudanças rápidas de direção, ter alongamento excessivo pode dificultar esta rápida transmissão de força e comprometer o tempo de reação do músculo.

 

Mas então para que serve o alongamento? A prática funciona toda vez que temos um músculo encurtado limitando um movimento que o corpo esteja precisando. Observe que é uma situação específica e individual.

 

Se alongamento não previne lesões, o que vai prevenir? Existem vários estudos mostrando que o fortalecimento tem um papel importante na prevenção de lesões e aumento da performance. Outro fator importante também é o aquecimento: quanto mais específico for, melhor. Mas este é um assunto para uma próxima oportunidade.

 

por Alexandre Rosa

 

DESCONTO EXCLUSIVO de 20% para o curso online Correr Sem Lesão para todos os atletas XTERRA Brazil! Basta utilizar o código XTERRA através no link https://go.hotmart.com/J9222258S e ficar ainda mais informado sobre como prevenir lesões durante seus treinos e provas!

_____________________________________________________________________________

Sobre o Correr Sem Lesão

Alexandre Rosa é fisioterapeuta, professor, maratonista e especialista em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica. Através do Correr sem Lesão, Alexandre percebeu a necessidade de muitas pessoas em ter acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre prevenção de lesões – algo que pudesse ajudar na preparação para provas e com baixo custo. Um conteúdo online embasado cientificamente no que há de mais recente no mercado, aliado à experiência de 20 anos de prática profissional e 18 maratonas para quem quer conduzir melhor os treinos de acordo com o objetivo pessoal. Confira mais em www.corrersemlesao.com.br/online e no Instagram @corrersemlesao.