Dicas de preparação para as provas de MTB do XTERRA Brazil

Nossos embaixadores falam sobre o que é importante para se ter um bom rendimento num campeonato
Atletas dão a largada em mais uma etapa do XTERRA Brazil
Atletas dão a largada em mais uma etapa do XTERRA Brazil
Preparar-se para uma competição de Mountain Bike pode ser algo complexo para algumas pessoas, principalmente para quem nunca participou de um campeonato ou está acostumado a apenas um único tipo de terreno e clima. As provas de MTB do XTERRA contam com todos os tipos de participantes, de iniciantes a profissionais de carreiras renomadas e resultados icônicos dentro do esporte. Pensando em ajudar os ciclistas que, em algum momento, interessaram-se em participar de uma etapa do maior festival off- road do planeta, mas não sabem muito bem como se preparar, entrevistamos nossos embaixadores, Edivando de Souza e Sofia Subtil, para trazer um pouco de suas experiências no preparo para grandes competições.
Treinamento para as provas do XTERRA
Para Edivando, um dos ícones do MTB nacional, um dos principais pontos ao se preparar para uma competição é a versatilidade. “Como o Mountain Bike é um esporte muito dinâmico, quanto mais características o atleta conseguir desenvolver e aprimorar, melhor para sua adaptação às condições das diferentes provas. Como a geografia dos locais de competição varia muito, deve-se sempre buscar fazer treinos que alternem essas condições. Dá para fazer o treinamento também em áreas urbanas, onde se pode aproveitar calçadas e escadas para simular situações de competição, preparando o corpo e a mente para as provas”, declarou.
Edivando participa do XTERRA desde 2005 e competiu nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.  Edivando participa do XTERRA desde 2005 e competiu nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.
A paulista Sofia Subtil, embaixadora XTERRA desde 2017, indica que os atletas busquem o máximo de informações sobre as provas que vão competir e treinem com base no que vão encarar. “É muito importante estudar as singularidades de cada etapa do XTERRA, analisando quais técnicas você vai precisar aprimorar para ter um bom desempenho. Eu, por exemplo, tinha um pouco de dificuldade em provas em que precisava empurrar a bike, porque trabalha um músculo diferente do treino específico de MTB. Então, foi uma habilidade que eu tive que aprimorar. Hoje eu não tenho mais problemas quanto a isso”, revela.
Descanso e alimentação
Para muitos atletas, especialmente os que não têm o esporte como profissão, a semana anterior às provas do XTERRA pode ser encarada como o momento perfeito para elevar o nível dos treinamentos, mas não é o que nossos embaixadores indicam.
“Nos dias que antecedem uma competição, eu me programo de acordo com o que sinto do meu corpo. Se eu achar que não estou 100%, tiro o pé e busco descansar corretamente para chegar bem no dia da prova e ter um bom desempenho. Sobre a alimentação, o que eu mais indico é que se busque um nutricionista para que se crie uma programação adequada ao seu organismo”, aconselha Sofia.
Sofia Subtil posa com sua medalha de campeã na etapa de Camp Ouro Preto 2018 no XTERRA Brazil Tour 2018. Sofia Subtil posa com sua medalha de campeã na etapa de Camp Ouro Preto 2018 no XTERRA Brazil Tour 2018.
“Como as provas de MTB do XTERRA podem levar de duas a três horas, dependendo do nível do atleta, você precisa ter um descanso na semana anterior ao evento e tentar equilibrar bem sua alimentação. Eu recomendo que nesse período se evite a ingestão de proteínas, dando mais atenção aos carboidratos para que se possa resistir à competição. Apesar de o percurso ter pontos de hidratação, também é bom que o atleta leve sua própria garrafa de água ou isotônico para conseguir performar bem durante toda a prova”, declara Edivando.
Quer mais algumas dicas sobre como fazer uma boa prova de MTB no XTERRA Brazil Tour? Confira aqui a matéria especial com Michael Dorr, campeão pan-americano de Triathlon! Se curte fazer outros esportes também, como o Trail Run, temos dicas sensacionais direto do Quênia, trazidas pelo fenomenal Ademir Paulino.
Informações sobre as etapas XTERRA Brazil Tour 2018
Vale sempre lembrar que o próprio site do XTERRA Brazil disponibiliza uma série de dados sobre os percursos das provas para que o atleta, seja ele iniciante ou profissional, possa se preparar adequadamente para nossas etapas de Mountain Bike. Agora é só seguir as dicas dos nossos embaixadores, acompanhar nosso site e perfil no Instagram e se divertir no XTERRA! Vem pro nosso mundo!