5 dicas de um campeão para iniciantes no MTB

Michael Dorr, campeão pan-americano, dá dicas para quem está começando no circuito XTERRA

Está começando a se aventurar no MTB? Então os conselhos de um atleta profissional podem te ajudar muito nas primeiras provas do circuito XTERRA! O campeão pan-americano Michael Dorr, que pratica MTB há muitos anos, conta as dicas para você participar do XTERRA Tour 2018 com segurança e confiança.

 

  1. Olhe para onde você quer ir

Mantenha a cabeça levantada e olhe para onde você quer ir. Se você estiver pedalando em um trecho mais difícil, mantenha os seus olhos em um eixo mais próximo, de mais ou menos 10 metros a frente, para não ser pego de surpresa pelo percurso. Caso esteja em uma descida ou uma linha reta, dá para olhar mais longe. Nada de olhar para baixo! A não ser que você queira cair…

 

  1. Incline-se nas curvas

Normalmente, quando eu faço uma curva, levanto o meu pedal de dentro e abaixo o meu pedal de fora. Isso vai impedir o seu pedal de bater no chão e também te dá mais força nas curvas. E, depois, eu me inclino em direção à curva – isso vai fazer a sua bike ir exatamente onde você quiser.

 

  1. Mantenha-se nas marchas mais baixas

O percurso do XTERRA é bem técnico. Você pode esperar, por exemplo, ter uma subida íngreme logo depois de uma descida tranquila. Também é muito comum ter que empurrar a bike, já que pode ser perigoso subir pedalando. Por isso, eu prefiro sempre manter a bike em uma marcha baixa, a não ser que tenha um trecho muito reto. Dessa forma, você mantém o movimento mais constante.

 

  1. Encontre o caminho mais fácil pra você

Se você está seguindo a primeira dica e olhando para a frente durante o pedal, vai perceber que sempre tem um pedaço do trecho que é mais fácil, com menos obstáculos. Eu, por exemplo, me mantenho sempre no caminho que não levante muito os pneus da bike.

 

  1. Se jogue na prova

Fique em cima da bike o máximo de tempo que você puder. Não tenha medo dos trechos mais técnicos e continue pedalando. Quanto mais você diminuir a velocidade e pensar, mais medo você vai ter. Então, mantenha-se no caminho e você vai perceber que muitos trechos são mais fáceis do que parecem. Encontre o seu caminho e vá com tudo!

 

Artigo publicado de forma original em: https://www.xterraplanet.com/2018/06/top-five-tips-mtb-newbies-michael-dorr