“Fominha” mineira: corredora se inscreve nas três etapas do XTERRA em Minas Gerais

Janaína LuzJanaína Luz é a “fominha” das etapas mineiras. Foto: Foco Radical

Com três etapas do XTERRA em seu estado, qualquer pessoa pensaria em se inscrever em uma no mínimo. Mas para Janaína Luz é sempre mais vantajoso aproveitar o máximo e não o mínimo. Natural da cidade de Contagem, ela não pensou duas vezes quando olhou o calendário de 2018 e se inscreveu em todas as etapas que vão rolar em seu estado natal, Minas Gerais.

“O que eu mais gosto do XTERRA é o contato com a natureza, é um refúgio. E também um roteiro turístico incrível”, diz a amante de Trail Runs.
Originalmente atleta de asfalto, a mineira de 35 anos começou a participar do XTERRA para fugir um pouco do lugar comum. Mal sabia ela que se apaixonaria pelo off-road durante a etapa de Estrada Real em 2017. “Fazer a Trail Run à noite em Tiradentes foi um desafio, mas foi uma experiência muito gostosa. Muita emoção mesmo! Foi uma das melhores provas que eu já fiz até hoje”, admitiu.
E esse gosto pelo maior evento de esportes off-road do mundo ficou nítido com a tripla inscrição para Ouro Preto, Nova Lima e Tiradentes em 2018. A morena ainda aproveitou o desconto oferecido pela organização do festival, que privilegia quem efetua mais de uma inscrição de uma só vez. “Eu me encontrei no XTERRA porque corrida e viagens são minhas grandes paixões. Com o circuito posso correr e ainda conhecer um lugar novo. O evento para mim é uma oportunidade de fazer viagens deliciosas”, revela.
E a mineira tem o costume de aproveitar essas viagens da melhor forma: em família! Ela conta que sempre vai às competições acompanhada pelo marido Sérgio, pelo cunhado Ronie e pela cunhada Edileia. “A gente se chama de quarteto fantástico” brinca. Porém, em 2018 Janaína contará com a torcida da filha Ana Carolina, de apenas dois anos de idade. “A gente faz um rodízio para todos participarem de umas das provas e ainda ter alguém disponível para cuidar da Ana enquanto isso”.

Janaína Luz e familiaresEdileia, Ronie, Janaína e Sérgio, o quarteto fantástico de Minas Gerais.

A rotina não impede a preparação de Janaína Luz para encarar os três desafios. Ela treina pelo menos duas vezes por semana e ainda participa do Grupo “Corre Mamãe”. Ela conta que a assessoria esportiva tem uma série diária ótima para quem tem filhos: “Nós treinamos todos os fins de semana, em horários que não prejudicam nossos momentos com as crianças”.