Do sofá às trilhas: a importância do coração

Artigo escrito por Mimi Stockton, 5 vezes campeã mundial do Triathlon XTERRA em sua faixa etária

Com a temporada de 2018 em andamento, você já pode estar planejando os ganhos físicos desejados e a melhoria no desempenho. Para a maioria, isso geralmente envolve planos de treinamentos focados no desempenho do corpo. Para outros, esses planos também incluirão treinamento para aumentar a resistência mental. E há ainda quem dará o próximo posso adiante e se dedicará também em treinar com o coração.

Do que estou falando? Estou convencida de que quando um atleta treina e compete em um lugar de profundo amor pelo seu esporte, o desempenho aumenta na medida em que o estresse diminui. É importante ressaltar que não me refiro apenas aos atletas de elite. Esta abordagem de corrida com o coração está disponível para qualquer um que queira enfrentar um desafio no XTERRA.

Ter o que chamamos de coração está além de simplesmente encontrar nossa própria vontade. A vontade humana, claro, é importante. É o que nos impulsiona a nadar outra vez ou a correr mais uma milha, mas é a natureza da motivação que importa ainda mais. Coração é essa motivação duradoura! A vontade é que nos leva a se inscrever para uma corrida ou nos leva à academia, mas o coração é o que nos faz ficar lá. O coração é o que nos leva a competir autenticamente com a nossa verdadeira natureza, que é diferente de ser apenas um corredor corajoso.

Nós vemos exemplos de coração verdadeiro o tempo todo. Mesmo o fracasso pode ser um exemplo quando há uma disposição para aceita-lo, crescer a partir dele e tentar novamente. Mesmo na derrota ele não sai de você. Atletas que competem com o coração geralmente são focados no lazer. Intrinsicamente motivados, empolgados com a vitória e resistentes a contratempos e insucessos. O coração é também o elemento da experiência que contribui para as melhores histórias.

Você provavelmente já tem um planejamento para sua próxima temporada, seja chegar à linha de chegada do seu primeiro XTERRA, seja diminuir o tempo ou talvez até mesmo conseguir um pódio e uma viagem ao XTERRA World Championship, mas se esse planejamento está exclusivamente em sua cabeça, você está em uma desvantagem significativa à medida que busca sua própria grandeza pessoal. Deixe seu coração e alma comandarem seu planejamento para a temporada.

Quando o amor ao esporte é o principal fator que o leva para fora de casa, sempre haverá motivação para se esforçar. Seu nível de coração não pode ser medido, mas suas melhores performances sempre serão aquelas em que seu coração esteja plenamente envolvido, porque é nele que as sementes da grandeza pessoal são semeadas e nutridas, acredite.

 

Ter coração não é um traço genético inato. É algo que pode ser aprendido. Então poderemos “explodir” em determinados momentos de uma competição a tal ponto de alcançar alguém que antes podia parecer impossível. Claro, as diferenças individuais sempre estarão lá, tornando-se um campo de jogo desigual (malditos profissionais são tão rápidos, não é justo!) – mas ainda podemos obter mais de nós mesmos se tentarmos.

 

O caráter é construído através dessas adversidades e o coração e a alma do atleta amadurecem e se fortalecem. Ser conduzido pelo seu coração requer coragem para arriscar, mas é aí que as maiores recompensas são encontradas. Então coloque seu kit de triathlon e tome o seu lugar na linha de partida do mergulho. Viva sua vida plena, com toda a paixão e dedicação que você puder reunir. Deixe seu coração explodir com coragem e tenha fé em si mesmo. Saiba que sempre que você se comprometer 100%, o jogo estará ganho.

 

Artigo publicado de forma original em https://www.xterraplanet.com/2018/04/xterra-couch-trail-importance-heart