Do sofá às trilhas – você quer ser um atleta XTERRA?

Artigo escrito por Mimi Stockton, 5 vezes campeã mundial do Triathlon XTERRA em sua faixa etária 

 

É janeiro. As festas de fim de ano já acabaram. É hora de voltar à escola e ao trabalho. Você teve algum tempo para contemplar o ano novo, seus objetivos, seus planos e seus desejos. Você gosta de mountain bike e corre em trilhas, e você pode nadar 500 metros sem se afogar. “Por que não fazer um triatlo off-road?”, você pensa. “Não pode ser tão difícil, né?” Sábia decisão! Não há melhor maneira de mergulhar no maravilhoso mundo das corridas off-road do que, bem…mergulhando. E, com apenas um pouco de orientação e trabalho, não é tão difícil.

 

Cada vez mais as pessoas me perguntam – como eu posso me tornar um atleta XTERRA? Por onde eu começo? O que eu faço? É claro, nadando, pedalando e correndo são as chaves – pois é isso que compõe uma corrida XTERRA. Essas habilidades são importantes para ingressar em uma primeira corrida, com certeza. Mas ainda mais, as qualidades são primordiais à medida que você fica evolui na estrada no esporte – quando vai de uma distância mais curta à uma distância mais longa, sentindo-se sobrecarregado e queimado, ou enfrentando seu primeiro DNS ou DNF.

 

Tome uma decisão
O primeiro passo é simples: tome uma decisão. Toda ação começa com uma decisão. Até fazer panquecas no café da manhã ou tingir seu cabelo de roxo. Decidindo fazer o triathlon saiba que é uma grande decisão, mas uma vez que a decisão de fazer algo tenha sido tomada, você, por sua vez, terá acendido a paixão, o desejo e o propósito de agir. Então se você decidiu ser um atleta XTERRA ou participar de um XTERRA, prometa a si mesmo que cumprirá o objetivo.

 

Seja persistente
A decisão foi tomada, agora é hora de ser persistente. Eu adoro essa palavra porque implica uma determinação obstinada, um desejo robusto, feroz e implacável de fazer algo e fazê-lo bem. Quando se trata de treinamento, sou persistente. Quando se trata de definir um objetivo e persegui-lo, sou persistente. Eu não sou o mais talentoso dos atletas quando estou nadando, pedalando ou correndo, mas eu sou bom o suficiente. A diferença? Quando tomo a decisão de fazer algo – seja terminar uma corrida ou vencê-la – eu sou implacável na busca desse objetivo. Nem sempre consigo obter o resultado desejado, mas pelo menos eu sei que fiz tudo o que pude e nunca desistirei diante da adversidade.

 

A chave é que, uma vez que você tomou a decisão de se tornar um atleta XTERRA, então, depois disso, seja forte e inflexível e continue caminhando. Esta é a sua decisão, o seu objetivo e a forma como se aproxima só depende de si próprio. Não caia na armadilha de comparar-se com o que os outros estão fazendo e definitivamente, não deixe as opiniões dos outros te abalarem (alguns, sem dúvida, acharão que você está louco, está tudo bem!). Faça um plano e fique com ele. Mantenha-se focado, mantenha seus olhos no objetivo e deixe todos os outros com seus próprios planos.

 

Agora, algumas palavras de sabedoria sobre o que está à sua disposição. Você não se tornará eficiente em natação, mountain bike ou corrida da noite para o dia. Este não é um esporte fácil. Você deve planejar e lembrar de deixar o ego na porta, porque há grandes chances de alguém com trinta quilos a mais que você ou dez anos mais velho te deixe para trás até mesmo em uma piscina. Você passará nas trilhas de mountain bike e irá cair com frequência. Além disso, ficar rápido em trilhas é muito mais difícil do que se pensa.

 

Você vai se levantar cedo para treinar. Você vai treinar nos fins de semana quando seus amigos e familiares estiverem saindo. Você gastará dinheiro em todos os tipos de equipamentos (essa é a parte divertida!). Alguns dias, você irá querer fazer seus exercícios e em outros vai sentir vontade de se esconder em um armário. Você passará mal com alguns exercícios e outros irão te fazer se sentir como se tivesse ganhado um milhão de dólares. Você pode desenvolver uma lesão. Você provavelmente passará mais tempo na piscina do que deseja. Você sempre vai cheirar a cloro, mas acabará por superar seu medo do mar aberto. Você aprenderá a ser paciente, humilde e a lutar. Aprenderá que a dor, às vezes, é agradável. Mas acima de tudo, através de todo o suor e lágrimas ocasionais, você perceberá que esta decisão de fazer um XTERRA é uma das melhores decisões que você já tomou.

 

XTERRA mudará sua visão sobre a vida e muitas outras coisas que você achou ter descoberto. Não é apenas cruzar a linha de chegada ou ir para casa com uma medalha de finalização. São as incontáveis horas que você treinou e esperou por este momento – um momento no tempo que você nunca esquecerá, um momento que você discutirá com a família e amigos por horas, se não dias após o evento. Essas discussões provavelmente serão sobre quanto você divertiu e sobre como você pode melhorar. Você lembrará de todos os detalhes da corrida – em que ponto você poderia ter nadado mais rápido, pedalado mais forte ou corrido mais acelerado? Isto é o que irá passar por sua cabeça todos os dias até surgir a oportunidade de participar novamente!

 

Então você quer ser um atleta XTERRA? Seja implacável, sem medo, treine o máximo que puder e, acima de tudo, aproveite o passeio!

 

Artigo publicado de forma original em http://www.xterraplanet.com/2018/01/xterra-couch-trail-want-xterra-athlete/