Dica Exceed: como deve ser a alimentação antes de uma competição?

dicaexceed_2Os 2 a 3 dias que antecedem uma competição são muito importantes para abastecer nossas reservas de glicogênico (forma de armazenamento de glicose no músculo e fígado), que é a principal fonte de energia usada durante os treinos e provas.

É importante que esses carboidratos venham de fontes que não contém fibras, pois ao deixar de consumir esse nutriente, diminuímos a motilidade gástrica prevenindo que haja qualquer problema durante a prova. Na noite anterior à competição, a refeição deve conter basicamente carboidratos (cerca de 70 a 80%), associada à proteína magra e de mais fácil digestão, como frango e peixes, por exemplo. É aconselhável evitar fontes de gordura. Uma dica muito importante é não fazer essa refeição fora de casa, para evitar qualquer contaminação e é ideal saber exatamente como e com quais ingredientes ela foi preparada.
E por último, uma das orientações mais indispensáveis é nunca tentar nada novo no dia da prova. Tudo deve ser testado nos treinos, inclusive a hidratação, e o que der mais certo, ser repetido na competição. Procure sempre um nutricionista para uma melhor e mais individualizada estratégia e plano alimentar.