XTERRA Training Day reúne cerca de 80 atletas no Alto da Boa Vista

20108460_1792782990748188_980492818575702003_n

No último sábado, 15 de julho, o XTERRA realizou seu primeiro Training Day oficial no Rio de Janeiro, visando a etapa de Costa Verde, que acontecerá em 12 e 13 de agosto, em Mangaratiba. O encontro matinal (8h) reuniu cerca de 80 atletas – novatos e experientes nas provas – no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade, e contou com as orientações dos coachs Iazaldir Feitoza, Roberto Tadão (Dum) e Vinícius Zimbrão.
O motivo do encontro era “passar um pouco da vibe” do XTERRA e proporcionar a interação entre os participantes. “Nossa proposta era tentar reunir cada vez mais as pessoas com o mesmo gosto e juntar as ‘tribos’, a galera de trail run, a de mountain bike, a de endurance, e assim por diante. Uma troca de experiências interessantes, pois é o que acontece no evento, várias dinâmicas em um único final de semana, explica Roberto Dum.

20228829_1792785334081287_4018695326081233515_n

Atentos a todo momento, os alunos ouviram os conselhos do coach Roberto Dum

O percurso foi definido em conjunto pelos professores e teve um formato de circuito, com voltas no trail run pela bela floresta do Alto e no mountain bike. Com duração de duas horas e meia, o trajeto também foi interrompido em alguns momentos específicos e propositais, a fim de reagrupar os envolvidos e ouvir um feedback dos atletas, como conta o coach Iazaldir Feitoza. “ Tivemos os pontos para nos reagrupar e tirar dúvidas do dos alunos. Isso é bem importante para sabermos como estão se sentindo. O maior percurso do trail run foi em torno de 12 km e a maioria dos caminhos era single track, ou seja, só passava um por vez, então era ideal que houvesse uma ordem, uma certa distância de um para outro. A experiência foi incrível, todos gostaram muito”.
O especialista em corridas sobre duas rodas, Zimbrão, afirmou ter curtido o treinamento e espera ter mudado a mentalidade de alguns sobre os perigos de provas sobre bikes. “As pessoas têm um certo medo de moutain bike, é normal no início. A maioria acaba indo para o trail run, que está crescendo muito no Brasil, mas na bike há uma gama de opções e normalmente os percursos em cross country e a própria maratona são mais tranquilos, não são tão técnicos. Acho que os participantes que foram ao treinão não se arrependeram e puderam constatar que essa é uma modalidade segura e muito gostosa de participar”, conta.
Os participantes que marcaram presença levaram a experiência do treino para casa e ainda tiveram um super café da manhã, que foi oferecido pela Popai Snack/Banaiuka e Dri Werneck. O treino contou com apoio dos tradicionais parceiros da Red Bull e da Exceed. Alguns felizardos ainda foram presenteados com brindes e produtos XTERRA. Uma das presentes no XTERRA Training Day foi Mariana Salvador, que aprovou a aula e já pediu sua premiação. “Foi sensacional! O XTERRA sempre faz tudo com muita excelência. Foi tão bem organizado que parecia uma prova oficial, só faltou a medalha e o número. Parabéns à equipe”
As próximas paradas do XTERRA serão em Ouro Preto (22 e 23 de julho), depois em Costa Verde (12 e 13 de agosto), passando por Pedra Azul (26 e 27 de agosto), Parnamirim (2 de setembro), Tiradentes (30 de setembro e 01 de outubro), Ponta Grossa (14 e 15 de outubro), Juiz de Fora (11 e 12 de novembro) e encerra a temporada em Paraty (02 e 03 de dezembro).