Destaque do XTERRA Endurance, Rosália Camargo garante presença na etapa de Costa Verde

16_XTERRA_COSTA-VERDE_SABADO_50KM (77)Conhecida por levar os atletas ao limite e ser uma das modalidades mais duras do XTERRA Brazil Tour, a XTERRA Endurance 50km ainda não teve sua estreia oficial na temporada 2017, mas já vem gerando muita expectativa entre os competidores. Em 2016, a prova foi bastante movimentada e contou com nomes de muito destaque no cenário nacional, casos de Iazaldir Feitoza, Rosália Camargo e Vera Saporito.
Multicampeã do XTERRA Brazil Tour, Rosália Camargo deve participar do evento pela primeira vez neste ano na etapa de Costa Verde, marcada para os dias 12 e 13 de agosto, em Mangaratiba (RJ). Com vasta experiência em competições internacionais, ela coloca a prova no Rio de Janeiro como uma de suas favoritas.
“O XTERRA Costa Verde é muito especial para mim. Já disputei provas lindas em vulcões, praias desertas e lugares paradisíacos, mas essa prova de Mangaratiba vai ser sempre uma lembrança de superação e alegria. Foi a primeira vez em que corri à noite e a primeira vez que corri 50km!! Com certeza, é uma das minhas provas favoritas aqui no Brasil, com uma organização impecável”, comentou.
O percurso desafiador faz com que os atletas tenha que estar preparados para condições adversas. Há anos militando em ultra maratonas, Rosália sabe bem do que é necessário para fazer uma boa prova e, por isso, faz um alerta aos atletas que pretendem iniciar sua trajetória em Costa Verde.
“Não tenho muita experiência em treinamento, já que sou arquiteta. Mas eu, antes de fazer esses 50km, já tinha feito seis vezes o Ironman, umas dez maratonas de asfalto e três maratonas em trilhas. Acho que é importante estar treinado e buscar orientação correta, pois uma prova de Trail Run tem características bem distintas das provas de rua. É essencial o atleta estar fisicamente e psicologicamente preparado”.
Com pouco tempo para fazer seus treinamentos por conta da jornada de trabalho e a rotina familiar, ela conta que precisa desdobrar. “Tenho mantido minha rotina de treinos, sempre indo e voltando do trabalho correndo. Coloco muito volume com essa rotina diária. Nos finais de semana, foco em treinos mais específicos nas trilhas e nas subidas. Nos próximos dias tenho uma competição de 32km, já me preparando para os 50km do XTERRA Costa Verde, em agosto”, concluiu.