euatleta_potassio_920x518
Por Eu Atleta:
O potássio é o mineral mais abundante dentro da célula e possui inúmeras funções importantes no nosso corpo: junto com o sódio regula o teor de água no organismo, controle da pressão arterial, bom funcionamento cardíaco e excitabilidade neuromuscular.
A deficiência de potássio é rara, principalmente por ser uma micronutriente muito abundante no nosso corpo no meio intracelular e facilmente conseguido através da alimentação. Entretanto, sua deficiência pode ser observada em indivíduos alcóolatras; pacientes com anorexia nervosa; em uso de medicamentos como diuréticos e corticóides.
Podendo levar a distúrbios neuromusculares como cãibras, fraqueza, alteração na pressão arterial e arritmia cardíaca. Quando pensamos na reposição de potássio, o primeiro alimento que nos vem a cabeça é a banana. Entretanto, outros alimentos são boas e até melhores fontes. O teor de potássio de uma banana grande (100g) é igual a 358mg. A nutricionista Cristiane Perroni, especialista do Eu Atleta, lista cinco alimentos que podem substituir a fruta “queridinha” dos atletas. Confira abaixo:
Nuts (castanhas do Pará e cajú e amêndoas)
As oleaginosas possuem em média 650 mg de potássio\100g. É um excelente fonte energética e de alto potencial antioxidante. Pode ser incorporado na alimentação do dia a dia como um lanche intermediário usando 50g de mix de nuts. Também pode se usado em receitas de pães, bolos, biscoitos e saladas.
Sardinha assada
Peixe muito popular, fácil de preparar e de custo mais baixo. Possui 574 mg de potássio\100g, é uma excelente fonte de proteínas e de ômega 3. Evite o preparo frito, prefira a forma cozida, assada ou ensopada. Lembrando que peixes devem ser consumidos de duas a três vezes por semana.
Romã
Excelente fonte de compostos bioativos como: antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos (caféico, catequínico, clorogênico, orto e paracumárico, elágico, gálico e quínico) e taninos. Tem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora (100 gramas da fruta possui 485mg de potássio).
Feijão cozido (tipo preto e o carioca)
É rico em proteína vegetal, aminoácidos essenciais, carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. Além de excelente fonte de ferro, também contém potássio 250mg\100g de alimento. Além disso, ele promove maior saciedade à refeição.
Água de coco – 1 coco tem 300ml em média
Hidratante, baixo valor energético, fonte de carboidratos, vitaminas e minerais. É composto por cerca de 94% de água e 5% de carboidratos (glicose, frutose e sacarose). Excelente fonte de sais minerais, potássio, sódio, magnésio, cálcio, manganês, vitamina C, vitaminas do complexo B ( Biotina, Riboflavina, ácido fólico, Acido pantotênico e ácido nicotínico) e aminoácido L – arginina (efeito vasodilatador). O coco contém em média 300 ml de água na sua cavidade e 486mg de potássio. Pode ser usado para reposição de carboidratos e eletrólitos após a prática esportiva.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/nao-e-so-banana-veja-cinco-alimentos-que-tambem-sao-ricos-em-potassio.ghtml