Medalha ou amor ao próximo? XTERRA Camp Ibitipoca tem história de solidariedade

erich (1)
Em um mundo cada vez mais virtual e menos físico, pequenos gestos de altruísmo nos mostram que ainda é possível acreditar em uma sociedade mais solidária. No esporte, essas atitudes aparecem com frequência e servem como motivação para atos ainda mais nobres. Na estreia da temporada 2017 do XTERRA Brazil Tour, Erich Cavaleiro mostrou que ainda é adepto dos costumes à moda antiga. Deixou para trás a chance de marcar um bom tempo na etapa Camp Ibitipoca, realizado neste fim de semana, para auxiliar um companheiro de prova que se lesionou no meio do percurso da XTERRA Trail Run.
Conhecido por sua generosidade e bom humor em todas as competições que disputa, Erich conta o motivo de preocupar-se tanto com o próximo. Segundo ele, é muito importante que as pessoas façam o bem sem esperar nada em troca.
“Esse senso de solidariedade vem muito da minha mãe. Sempre a tive como exemplo e percebi a necessidade de ajudar ao próximo. Faço isso não só em relação ao esporte, mas também na vida. É sempre importante darmos palavras de incentivo e apoio para quem está necessitando. Quero fazer pelos outros o que eu gostaria que fizessem comigo. No XTERRA Camp Ibitipoca fiz apenas o que fui ensinado. Vi um atleta com dificuldades e fiz questão de auxiliá-lo até a chegada de ajuda”, confidenciou.
Muito consciente, ele afirma que ter ajudado um competidor que necessitava de auxílio valeu muito mais do que qualquer honraria esportiva. E, além disso, deixou claro que voltaria a repetir o gesto quando vezes fossem necessárias.
“As provas sempre possuem esse fator surpresa. Você pode estar muito preparado e sentir algo. É ruim quando acontece conosco, mas também é péssimo quando vemos acontecer com uma outra pessoa. Ter passado por essa experiência me fez mais feliz e tornou essa prova única. Acho que isso, para mim, é muito mais importante do que uma medalha. Terei outras oportunidades para conquistar meus objetivos esportivos. No entanto, estarei sempre disposto a ajudar meus companheiros de corridas sempre que for preciso”.
Embaixador do XTERRA Brazil, Erich Cavaleiro já começou a temporada com uma experiência incrível. A respeito dos aspectos esportivos, ele diz planejar disputar o máximo possível de etapas e planeja se aventurar no XTERRA Endurance 60k, ultramaratona do maior festival de evento off-road do planeta.
“Eu planejo fazer o máximo de provas possíveis no XTERRA Trail Run. Quero ter uma boa performance e melhorar meus tempos. Não penso em colocação, porque tudo é consequência do meu treinamento. Vou me esforçar para fazer um ano ótimo, independentemente da posição final. Além disso, pretendo fazer pelo menos uma ultramaratona no evento nesta temporada”, finalizou.