Rumo ao XTERRA Brazil Tour 2017, Rosália Camargo conta como concilia vida de mãe, atleta e arquiteta

16_XTERRA_COSTA-VERDE_SABADO_50KM (93)
Destaque em corridas de longa distância off-road há alguns anos, Rosália Camargo está mais do que confirmada para o XTERRA Brazil Tour 2017. Arquiteta, mãe e atleta, a carioca tem a difícil missão de conciliar todas essas funções. Por mais difícil que possa parecer, ela mostra que é, sim, possível ter outras atribuições além do esporte.  Suas conquistas provam isso. São 12 conquistas no XTERRA Endurance. 11 com a distância de 50km e uma com a de 80km.
Rosália conta que vem fazendo uma preparação diferente para aguentar a temporada 2017. Apesar de ter uma vida bastante corrida, ela garante que está conseguindo dividir seu tempo entre o trabalho, a vida materna e os objetivos esportivos.
“Estou fazendo uma preparação completamente diferente. Estou focada em provas de longuíssimas distâncias. Venho tentando fazer tudo muito bem planejado. É uma verdadeira guerra conciliar a vida de mãe e atleta. O dia é muito corrido, estou sempre para lá e para cá, mas tenho conseguido ir bem nas duas partes (risos)”, confidenciou.
Reconhecida por seus expressivos resultados no XTERRA Brazil Tour, ela exalta sua relação com o festival. Tanto é que arrumou duas datas em seu calendário para participar mais uma vez do XTERRA Endurance.
“Eu amo o XTERRA Brazil. Minha primeira prova foi em 2011, em Mangaratiba. Desde então, não parei de participar. Me sinto muito bem correndo no evento. Esse ano meu foco está em provas de mais 80km. No entanto, abri exceção no meu calendário para participar do XTERRA Costa Verde e do XTERRA Estrada Real. Tenho ótima relação com a organização e ainda pretendo conquistar muitas vitórias”.
Corredora há nove anos, a atleta detalha seu início de carreira e fala sobre seus passatempos. “Eu corro desde 2008. Fiz muitas provas no asfalto antes me dedicar às provas off-road. Meu começo nesse mundo foi em 2010. Depois da minha primeira competição, vi que me encaixava nesse cenário e não parei mais. Quando não estou correndo estou no trabalho, e quando não estou no trabalho estou correndo (risos). Eu curto bastante ir à praia e surfar, mas não tenho tido muito tempo para fazer nada além de treinar, trabalhar e cuidar da minha filha”, contou.
A experiência nas corridas off-road permite que Rosália Camargo fale com propriedade sobre dicas importante para quem está começando na modalidade. Ela garante que cada prova do XTERRA Brazil Tour é diferente e, para se obter êxito, é necessário estar bem preparado física e mentalmente.
“As etapas são muito distintas, então você precisa ser bem completo. O fundamental é estar muito bem preparado e procurar treinar de acordo com as dificuldades de cada prova. Além disso, é importantíssimo pesquisar e estar por dentro de tudo que pode acontecer ao longo da prova. É uma prova bem concorrida, mas muito gostosa de ser feita. Indico a todos que desejam diversão e contato com a natureza”, finalizou.