Superação: Atleta conta como foi viver sua primeira ultramaratona no XTERRA Brazil

16_XTERRA_COSTA-VERDE_SABADO_50KM (7)

Por Albert Pinho:

Estou habituado a fazer trilhas desde 2010, mas a primeira experiência com o trail run aconteceu no XTERRA Half Trail, etapa Ilhabela, em 2015. De lá pra cá, muita coisa mudou, inclusive a forma como passei a enxergar a corrida de trilha. No ano passado tive a oportunidade de participar da minha primeira prova do XTERRA Endurance 50k, na etapa Costa Verde. Mesmo sem ter completado uma maratona, anteriormente, me joguei de cabeça nessa oportunidade e tenho a dizer que foi uma das melhores experiências que tive, desde as minhas primeiras passadas na corrida.

Tenho orgulho de dizer que passei no meu primeiro km 42 correndo em meio à natureza. Mesmo sem treinar com tanta frequência, tentava correr por bastante tempo nas trilhas do Morro da Urca e Floresta da Tijuca, criando lastro pra resistir à longa distância que viria a percorrer na prova.

A largada foi dada às 7h, e já tinha muita gente na torcida incentivando os corredores que se aventuraram nessa prova. Eu ali, todo bobo, contive minha empolgação nos primeiros quilômetros pra tentar encaixar o ritmo que previ. A estrutura fornecida aos atletas nos deixa inteiramente imersos na experiência, deixando o nossa atenção somente na corrida. Assim, a ansiedade e nervosismo foram dando lugar à alegria conforme os downhills apareciam e revelavam, sempre, um cenário estonteante. Os postos de controle eram completos, com isso eu conseguia ganhar “novas pernas e pulmões” a cada um deles. Terminei a prova tendo a certeza de que é no XTERRA Brazil onde irei me desenvolver no Endurance, buscando distâncias cada vez maiores, tanto que, cerca de três meses depois, lá estava eu, no XTERRA Endurance 50k, em Tiradentes, outra prova do circuito que também teve uma atmosfera incrível.

Neste ano, além da corrida, estou usando a natação como forma complementar para minha preparação. Quem sabe não role um Swim Challenge?

Vem pro mundo offroad, você não vai se arrepender!