Como escolher a sapatilha ideal para o triathlon off-road

Nossos Embaixadores comentam sobre a importância de escolher o calçado adequado para o Triathlon off-road

Largada do Triathlon do XTERRA Paraty 2017
Largada do Triathlon do XTERRA Paraty 2017

 

Uma das maiores dúvidas, tanto de atletas amadores quanto profissionais, ao se planejar para uma prova de Triathlon off-road no XTERRA Brazil é a escolha da sapatilha ideal. Potência, firmeza e rapidez na hora de se calçar são alguns dos pontos mais relevantes no processo de decisão. Entrevistamos nossos embaixadores da modalidade, Cairo Donatti e Laura Mira, para saber a opinião deles sobre o assunto.

 

Estilos de sapatilha

 

No triathlon off-road, a discussão se estende a principalmente dois tipos de sapatilha: a de mountain bike e a de triathlon em si. Para Cairo Donatti, embaixador do XTERRA Brazil, a rapidez no processo é essencial para que o atleta possa realizar uma boa prova.

“Quando falamos de triathlon off-road, a única indicação que eu faria é para se usar uma sapatilha de MTB. Não seria indicada uma sapatilha com sistema de fechamento por cabo de aço, apesar de ter um travamento melhor. Eu prefiro as que possuem velcro, já que são mais práticas e permitem que se faça uma transição mais rápida ainda, o que pode ser de muito valor no decorrer da prova.”, afirma Cairo.

 

Cairo disputando mais uma etapa do XTERRA Brazil
Cairo disputando mais uma etapa do XTERRA Brazil.

 

Laura Mira, Embaixadora XTERRA, também segue a linha de optar por uma sapatilha de mountain bike para as provas de triathlon off-road.

“Eu prefiro a sapatilha de MTB e coloco ela na transição. Enquanto eu coloco o capacete, estou colocando a sapatilha. Do meu ponto de vista, minha transição praticada dessa forma está muito rápida. O que eu recomendo é que se pratique bem esse momento e que o atleta escolha o que se encaixa melhor em seu perfil.”, comenta a atleta.

Laura é atleta do XTERRA desde 2011, tendo participado de etapas inesquecíveis
Laura é atleta do XTERRA desde 2011, tendo participado de etapas inesquecíveis.

 

Influência do terreno

 

Através da Embaixadora XTERRA Laura Mira, conseguimos o relato de Karsten Madsen, triatleta canadense, renomado na modalidade a nível internacional.

“Eu uso uma sapatilha de triathlon convencional, mas com adaptador para pedal de MTB. Assim, consigo fazer a transição deixando a sapatilha clipada. Por ser uma sapatilha adaptada, a sola acaba sendo lisa, então em algumas provas, dependendo do terreno, eu utilizo o calçado de mountain bike, com cravos, até para não perder tempo em momentos de empurrar a bicicleta.”, sinaliza o atleta, que ainda faz uma indicação para os que vão se aventurar pela primeira vez no triathlon off-road.

“Para atletas iniciantes, eu aconselho que se use a sapatilha de mountain bike, porque aí você tem tração na hora de empurrar a bicicleta. Acaba sendo melhor para quem não tem o costume de praticar o esporte.”, afirma o canadense.

O canadense Karsten Madsen é um dos triatletas mais respeitados de todo o mundo
O canadense Karsten Madsen é um dos triatletas mais respeitados de todo o mundo.