XTERRA World Championship cancelado devido ao COVID-19

Tanto o campeonato mundial de XTERRA Triathlon, quanto o de Half Trail Run, ambos com a etapa XTERRA Brazil como classificatória, foram cancelados na última semana pelo XTERRA Planet

O XTERRA Planet anunciou no dia 11 de junho o cancelamento do XTERRA World Championship em Maui, programado para 8 de novembro, e do XTERRA Trail Run World Championship em Oahu, em 6 de dezembro, devido ao COVID-19.

“A saúde e segurança de nossos atletas, voluntários, equipe, parceiros e comunidades anfitriãs é e sempre será nossa principal prioridade”, disse a presidente da XTERRA, Janet Clark. “Percebemos os muitos fatores emocionais e econômicos que essa decisão cria para tantas pessoas boas em nossa comunidade XTERRA, mas sentimos que os riscos envolvidos em incentivar viagens e realizar grandes reuniões não eram aceitáveis”.

Outros eventos XTERRA cancelados incluem: XTERRA Beaver Creek em Avon, Colorado; XTERRA Oak Mountain em Pelham , Alabama; e os eventos XTERRA USA e XTERRA Trail Run National Championship em Utah. Além disso, os sistemas de classificação do XTERRA América, Ásia-Pacífico e Europa também foram cancelados.

Nos últimos meses, a equipe de operações do XTERRA examinou todos os dados e diretrizes disponíveis, implementou planos de corrida seguros, consultou especialistas médicos e agências de permissão e considerou cuidadosamente todas as opções para sediar os eventos este ano.

Apesar do cancelamento do campeonato mundial, vários destinos do XTERRA World Tour planejam sediar eventos nas datas originais ou adiadas, com base nas diretrizes exclusivas de saúde pública de cada comunidade.

“Continuaremos a ajudar nossos organizadores e a avaliar cada evento individualmente, seguindo as orientações fornecidas pelos Centros de Controle de Doenças, pela Organização Mundial da Saúde e pelos municípios locais no que se refere ao novo coronavírus”, disse Clark.

A etapa mundial brasileira, tradicionalmente chamada de XTERRA Brazil, sediada em Ilhabela (SP) e já adiada para a data de 19 e 20 de setembro permanece confirmada. No entanto, ela não será mais classificatória para o campeonato mundial este ano, apenas para o Ranking XTERRA Brazil 2020.

Aos atletas que desejarem se qualificar para o XTERRA World Championship 2021, a etapa classificatória no Brasil será o XTERRA Brazil 2021 com datas ainda a confirmar.

O triathlon off-road do XTERRA World Championship está programado para 31 de outubro de 2021 em Kapalua, Maui, enquanto a data e a localização do XTERRA Trail Run World Championship 2021 ainda não foram determinadas.